Breu Branco - PA




Prefeito do Município de Breu Branco - PA
Egon Kolling (Alemão)  -  PR - 2009/2012
 
Vice
Adinoel Baldoino Dos Santos
 
Endereço da Prefeitura
Av.Belém - Centro - Cep: 68488000  Telefone: (94) 3786 - 1120 
Fax: (94) 3786 - 1130 Site: www.breubranco.net 
E-mail: gabinete@breubranco.net

CIDADE DE BREU BRANCO - PA

O município de Breu Branco foi criado através da Lei nº 5.703 de 13 de Dezembro de 1991, sancionada pelo então governador Dr. Jáder Fontenelle Barbalho, e tendo sido desmembrado dos municípios de Tucuruí, Moju e Rondon do Pará com sede na localidade de Breu Branco, que passou à categoria de cidade, com a mesma denominação.
Sua instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no Pleito Municipal de 3 de outubro de 1992. Possui, apenas, o distrito-sede: Breu Branco. LIMITES: Ao Norte - Municípios de Baião, Moju e Tailândia A Leste - Municípios de Ipixuna do Pará e Goianésia do Pará Ao Sul - Município de Goianésia do Pará A Oeste - Município de Tucuruí LOCALIZAÇÃO: O município de Breu Branco pertence à mesorregião Sudeste Paraense e à microrregião Tucuruí.
O nome de Breu Branco é originário pela grande quantidade de árvores que produz a resina utilizada na fabricação do breu e que se encontra em grande quantidade naquela região.
A elevação de Breu Branco à categoria de município é o resultado das lutas da comunidade. Na sua antiga condição de vila não tinha poder para influir nas decisões referentes ao seu destino. À distância do município mãe, cerca de 15km, dificultava a comunicação, inviabilizando diversos benefícios para a vila.
A cidade foi erguida a partir da doação da Eletronorte de algumas casas de madeira para a população. Cerca de 1.200 pessoas foram transferidas para essas habitações, dando origem ao município, localizado a margem direita da margem da Hidrelétrica de Tucuruí.


Município de Breu Branco


Bandeira de Breu Branco

Hino

HINO DO MUNICÍPIO DE BREU BRANCO
LETRA: Zildo Aparecido Gomes do Real
MÚSICA: Ezequiel Crdoso Rodrigues

I
Breu Branco é terra querida,
É um pedaço do meu Pará,
Tu nasceste de uma pequena vila,
Tua história queremos narrar,
Tens heróis que por ti lutaram,
Pra Breu Branco se emancipar,

BIS
Tu terás futuro brilhantes
Os teus filhos irão contemplar.

REFRÃO
Breu Branco, Breu Branco
O teu teto é o céu azul
Breu Branco, Breu Branco
Te proteja nosso Deus de amor.

II
Breu Branco, Breu Branco, Breu Branco.
O teu povo luta por progresso,
Breuenses, Breuenses, Breuenses,
Foi buscar a independência e houve sucesso,
Os imigrantes foram bem vindos
Houve fusão em toda a nação,

BIS
Breu Branco cresce desmedidamente
Porque nós amamos nosso torrão.

III
Breu Branco é berço querido
Em teu seio muitos vem se abrigar
Tu tens bosques, tens rios, tens estradas
Tu tens brenhas, tu tens paranás.
Os teus filhos são gente de luta
Nosso anseio é te ver prosperar.

BIS
Tua fama será conhecida
Por este Brasil afinal

REFRÃO
Breu Branco, Breu Branco
O teu teto é o céu azul
Breu Branco, Breu Branco
Te proteja nosso Deus de amor.

IV
Tens barragens, em tua fronteira
Conhecida em todo o país
Eucaliptos tu tens em abundância
Hó! Breu Branco isso nos faz feliz
Tu tens matas e muitas riquezas
Essa glória há de sempre brilhar
BIS
Levantemos as nossas bandeiras
De Breu Branco, Brasil e Pará.
Localização
Unidade federativaBandeira do Pará.svg Pará
MesorregiãoSudeste Paraense IBGE/2008
MicrorregiãoTucuruí IBGE/2008
Região metropolitana
Municípios limítrofesNão disponível
Distância até a capitalNão disponível
Características geográficas
Área3.943,171 km²
População
52 497 hab. IBGE/2010[3]
Densidade13,31 hab./km²
Altitude111 m
ClimaNão disponível
Fuso horárioUTC-3
Indicadores
IDH0,665 médio PNUD/2000
PIBR$ 363 505,182 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 7 212,40 IBGE/2008[5]

Localização de Breu Branco no Pará


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

          O Município de Breu Branco está localizado na mesorregião do sudoeste do Estado do Pará, na microrregião de Tucuruí, possui área de 4.013.36km² e seus limites são: NORTE: Tailândia, Moju e Baião; LESTE: Goianêsia do Pará ; OESTE: Baião e Tucuruí.
          O  Município não conta com distritos, mas tem 10 vilas: Jutaí, Nazaré de Patos, Roça Comprida, Moru, Moju, , Areal, Placas, Vila das Crioulas e Raimundo VIII.
A área total do Município de Breu Branco equivale a 0.33% da área total do Estado do Pará.
          O acesso ao Município de Breu Branco é realizado através da alça viária de onde segue por rodovia asfaltada, a PA-150, que liga a PA - 263, até o km 11, onde fica a sede municipal. O Município está localizado a 320km de Belém.
          A sede do Município apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 03°46’20 “de latitude sul e 49° 34’ 18” de latitude norte. O clima equatorial superúmido apresenta temperatura média anual de 26°C, com máxima de 32°C.; a precipitação media anual é de 2.473mm e está distribuída basicamente em dois períodos: um bastante chuvoso, entre dezembro e maio, e o outro menos chuvoso, entre junho e novembro. A umidade relativa do ar é elevada, com média anual de 78%. A hidrografia é formada por dois rios principais: o Rio Tocantins e o Rio Moju, e também pelo grande lago artificial da UHE de Tucuruí, além de vários igarapés como Grande, Moru, Jacundá e Areia, no Rio Tocantins, e os igarapés do Rio Moju: Mojuzinho, Costão do Sabino, Terê e Pitinga.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí se localiza a  aproximadamente 10 km de Breu Branco.


MAPA de Breu Branco - Pará



HISTÓRIA DE BREU BRANCO - PA



               Breu Branco, inicialmente, situava-se onde hoje está o lago da usina hidrelétrica de Tucuruí e era apenas uma vila, com baixo número populacional. Com local comprometido pelo alagamento previsto, conseqüente da construção da barragem, os moradores da velha Breu Branco tiveram que ser remanejados para outra área  e suas casas foram desapropriadas.
Como  indenização, a Eletronorte, empresa responsável pela gestão da construção, preparou uma área plana  e construiu casas de madeira para alojar as famílias e assim construir uma nova vila - o que hoje é nossa cidade. Cerca de 1.200 pessoas foram transferidas para essas habitações, dando origem ao município, localizado a margem direita da Hidrelétrica de Tucuruí.

               Ainda como vila, Breu Branco passava por dificuldades devido a distância para Tucuruí. Se alguém precisasse de atendimento médico urgente, o hospital mais próximo era à 15km de distância - não muito diferente de hoje - dificultando a vida de quem morava na vila, por esta ser dependente de outra cidade. Sem contar que a comunidade não tinha influência nas decisões que eram tomadas sobre ela mesma, ou seja, não tinha controle sobre seu destino.

  
               A comunidade lutou muito para que a vila se emancipasse de Tucuruí e se tornasse, finalmente, município independente. E só foi em 13 de Dezembro de 1991 que Breu Branco passou à categoria de município com a denominação de Breu Branco, pela lei estadual nº 5703, de 13-12-1991,  sancionada pelo então governador Jáder Fontenelle Barbalho. Desmembrado dos municípios de Tucuruí, Mojú e Rondon Pará. Sua instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse do prefeito, do vice-prefeito e vereadores eleitos no Pleito Municipal de 3 de outubro de 1992.
               Hoje Breu Branco é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 04º04'04" sul e a uma longitude 49º38'13" oeste, estando a uma altitude de 111 metros. Sua população estimada em 2009 era de 52 337 habitantes. Possui uma área de 3989,399 km².


FOTOS DA ÉPOCA








EM BREVE MAIS ARTIGOS E FOTOS DE BREU BRANCO...