Praia Artificial de Breu Branco

Praia artificial é atração na temporada de calor em Breu Branco, no Pará

Praia urbana fica à disposição dos banhistas de fevereiro a outubro. Espaço surge quando nível do lago de Tucuruí começa a baixar.

 

O lago formado pelo represamento do rio Tocantins para a construção da hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste do Pará, criou na região um novo ecossistema, composto por cerca de 1700 ilhas de conservação da fauna e flora amazônicas. Uma delas, localizada no município de Breu Branco, hospeda turistas que vêm pescar no lago, como um grupo de amigos que vem de São Paulo.
"Essa programação já está agendada há mais de 9 meses. Nós começamos a movimentar para vir aqui, conhecer essa região aqui do Pará e também essa usina maravilhosa que só o Brasil tem", conta o autônomo paulistano Aguinaldo Santos.
E com o lago, surgiu ainda uma praia artificial na área urbana do munícipio, que há 12 anos se tornou uma das opções de lazer e não apenas durante o verão: ela funciona durante nove meses, de fevereiro a outubro, quando o nível do lago começa a baixar.
O local se tornou a alternativa ideal para quem não pode ir até as praias mais distantes, como o estivador Antônio Saraiva, que sempre traz consigo a esposa e o neto.
"Nós gostamos muito. Viemos de vez em quando aqui, no domingo, no feriado, logo quando temos oportunidade", conta.

A praia também garante a diversão do pequeno Victor Hugo, de apenas 9 meses, que não se intimida com a água.
"Ele adora, tem água, areia...meu bebê gosta muito de ficar na areia”, confessa a mãe do garoto, a estudante Lucinéia dos Santos.
Os banhistas aproveitam o espaço, que conta com salva vidas do Corpo de Bombeiros, além de uma estrutura com barracas e refeições. Um dos pratos mais pedidos por aqui é o tucunaré frito, acompanhado de arroz, farofa e vinagrete. As porções variam de R$ 15 a R$ 60, dependendo do tamanho do peixe.
O famoso pescado atrai veranistas como o autônomo Ubiratan de Oliveira, que trouxe os filhos de Goianésia do Pará, a 60 quilômetros de Breu Branco, para aproveitar o lugar e aprovar o prato.
"Viemos Para degustar o peixe maravilhoso aqui da região porque nós não temos isso aqui na nossa cidade e juntou o útil ao agradável”, entrega.
A novidade deste ano ficou por conta da montagem de uma pista de velocross, uma competição de velocidade em pista de terra, um atrativo a mais para o lugar que todos os fins de semana recebe turistas de diversos pontos do Pará e do país.
"Daqui a pouco vou tomar um banho aqui, pegar a minha esposa e minha filha para entrar na água. Vai ser demais", conta o competidor Raimundo Bugarim.